nossa história

Entenda um pouco mais sobre como tudo começou no CODERV

image (4)

Verificação de crescimento

Em maio de 2013, a ACIRV notou um crescimento desordenado de Rio Verde. Faltava estrutura para o processo de expansão que a cidade vivia naquele momento. Durante uma reunião entre os diretores, ficou claro que era necessário pensar Rio Verde para o futuro. O primeiro passo foi a criação da Comissão de Infraestrutura, com o objetivo de buscar soluções e modelos existentes em outras cidades e que pudessem ser aplicados em Rio Verde.

Ainda em 2013 uma equipe da ACIRV viajou para as cidades de Pato Branco (PR), Chapecó e Joaçaba (SC), que apresentavam o mesmo padrão de Rio Verde com a missão de conhecer as ações tomadas para o trânsito e obras viárias e trazer para o município os modelos que haviam dado certo.

A ACIRV também agendou visita à ACIM (Associação Comercial e Industrial de Maringá – PR), com o intuito de buscar projetos e ações para os associados de nossa entidade.

Em janeiro de 2014, a Presidente da ACIRV, Dejane Mara Maffissoni, viajou para Maringá (PR), e foi recebida pelo presidente Marco Tadeu Barbosa, que além de mostrar o funcionamento da ACIM, fez a apresentação do CODEM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), que através de planejamento, organiza o futuro daquela cidade.

Quando retornou, a presidente relatou aos diretores o que viu por lá e recomendou a criação do Conselho semelhante em Rio Verde e fim da Comissão de Infraestrutura. A ideia foi amplamente aceita pela diretoria.

Em março de 2014, a ACIRV, fez convite para algumas entidades de Rio Verde para debaterem os motivos pelos quais outros Conselhos não haviam apresentado resultados em Rio Verde.

A discussão tinha por finalidade aproveitar as experiências anteriores para trilhar um caminho diferente, em busca da formação e consolidação do novo Conselho.

Uma nova viagem foi feita por membros do Conselho ao CODEM de Maringá no dia 30 de junho de 2014 com o objetivo de observarem a atuação do órgão junto à ACIM e outras entidades daquela cidade.  A comitiva foi composta pelas seguintes membros:

 – Dejane Mara Maffissoni; Flávio Pagotto e João Emílio Valongo – ACIRV;

 – Denimárcio Borges de Oliveira – SESCON;

 – Luciano Paganini – AGINTERP;

 – Volmir Paeze – SINCOGARV;

 – Walter Venâncio Guimarães – SINDICATO RURAL.

A comitiva foi bem recebida e notou a força que tinha a ACIM naquela cidade após apresentação das principais atividades da associação. 

Na reunião, o presidente do CODEM, Wilson Tomio Yabiku, considerou que Maringá estava caminhando a passos largos para o desenvolvimento em função da contribuição do CODEM.

Wilson mostrou aos visitantes os principais trabalhos formulados pelo Conselho e que haviam sido aprovados pelos poderes Legislativo e Executivo.

O prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin também participou da reunião e fez questão de falar sobre o relacionamento da Administração Pública com o CODEM e as entidades do município.

Na mesma visita, o grupo de Rio Verde conheceu o Observatório Social, implantado por entidades e empresas pioneiras da cidade com o objetivo de demonstrar à sociedade a importância dos tributos para o desenvolvimento socioeconômico do município. O Observatório é formado por especialistas de várias áreas que acompanham as licitações da cidade em três fases: desde a publicação do edital de licitação, a análise dos processos e a entrega do produto ou serviço.

Uma das conquistas do Observatório foi a economia gerada em processos licitatórios do município como destacou a Presidente dele,

Fábia dos Santos Sacco .

A comitiva de Rio Verde teve a oportunidade de visitar o Instituto INGA, uma das maiores iniciativas do CODEM, que visa promover a cultura da cidade através das leis de incentivo existentes. Nasceu daí uma parceria entre o INGA e a cidade de Rio Verde que firmou convênio para capacitar agentes da área de cultura, para buscar apoio e recursos financeiros através das Leis de incentivo. Dados do INGA já mostravam que Rio Verde tinha potencial para captar valores acima de 2 milhões por ano para serem aplicados na cultura.

A viagem de retorno deixou o grupo rio-verdense animado. Era hora de buscar a viabilização do Conselho e pra isso várias reuniões foram realizadas no intuito de conseguir o máximo de entidades e membros para a composição do CODERV e a aprovação da Lei que o criaria.

As adesões das entidades se iniciaram, com destaque para:

CDL (Câmara de Diretores Lojistas de Rio Verde), em seu primeiro momento, representado pelo então presidente, Fernando Jayme e atualmente, pelo atual, Lucimário Gouveia;

SINDIVAREGISTA (Sindicato do Comércio Varejista), representantes: Wender e João Alves Jr.;

SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) – representante: Hellen Virgínia R. de Faria;

SINDICATO RURAL de RIO VERDE – representantes: Luciano Jaime Guimarães e Wálter Venâncio Guimarães;

MAÇONARIA – AMARV – Associação de Maçons Amigos de Rio Verde – representante: Ademir dos Santos

CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança de Rio Verde – representante: Manoel Divino da Silva

UniRV – Universidade de Rio Verde – representante: Reitor Sebastião Lázaro Pereira

OAB – Ordem do Advogados do Brasil – Seccional de Rio Verde – representante: Vinícius Fonseca Campos

SINCOGARV – Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Rio Verde – representante: Adival Gomes Moraes

COMIGO – Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano – representante: Presidente Antônio Chavaglia.

Entre outubro/2014  a janeiro/15, foram realizadas  várias reuniões onde o grupo decidiu por mais uma visita ao CODEM  marcada para 13 de fevereiro de 2015.

Além dos novos membros do Projeto CODERV, decidiu-se por convidar agentes da força política de Rio Verde:

 – Dr. Juraci Martins Oliveira – Prefeito Municipal;

 – Rubens Leão Barroso – Secretário de Desenvolvimento Econômico;

 – Dr. João Mário Vieira de Paula e Silva – Procurador do Município;

 – Iran Cabral – Presidente da Câmara de Vereadores;

 – Lissauer Vieira – Deputado Estadual,

 – Edwal Freitas Portilho (Chequinho) – Secretário Executivo da ADIAL – Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás. 

Também foram convidados Sebastião Lázaro Pereira – Reitor da UNIRV; Heuler Cruvinel – Deputado Federal; e Antonio Chavaglia – Presidente da COMIGO, mas eles não puderam viajar por compromissos assumidos anteriormente.

Desta vez, composta por 18 membros, a comitiva foi mais uma vez bem recebida pelos presidentes do CODEM, da ACIM e do Observatório, além do prefeito da cidade.

Eles apresentaram à comitiva rio-verdense os trabalhos e como os grupos se relacionam. O prefeito à epoca, Juraci Martins, destacou que tudo o que estava vendo o surpreendeu e que Rio Verde deveria montar o mais rápido possível o Conselho de Desenvolvimento Econômico e o Observatório Social. Todos do grupo compartilharam do mesmo pensamento.

Movidos por grande entusiasmo, eles marcaram ali mesmo a data da  primeira reunião do CODERV para a criação do regimento interno do Conselho.

Começava ali a atuação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde, como Rio Verde e para o futuro grandioso de Rio Verde, como notamos hoje.